Somatização: Quando a dor não cabe na mente, ela espalha-se pelo corpo.


Algumas pessoas ao passarem por situações estressantes percebem que o corpo começa a dar sinais de que algo não está bem. Vem à tona a famosa gastrite nervosa, dores de cabeça constantes, ou ainda um resfriado inesperado que pode surgir acompanhado de uma dor de garganta incomoda.


Somatização é tudo aquilo que seu plano psíquico não consegue suportar, e por isso acaba se convergindo no corpo físico, porém sem que se evidencie alguma alteração clínica.


Por exemplo, um dia você acorda sentindo dor na barriga, mas ao consultar um médico e submeter-se a diversos tipos de exames é constatado que sua saúde física está normal e não tem nada de errado em seu corpo. Sua dor na barriga passa a ser avaliada pelos psicólogos como uma somatização.


A Psicossomática é uma ciência que a psicologia tem feito uso, e que tem se preocupado em estudar os fatores psicológicos que agem clinicamente sobre o organismo humano.


Por exemplo, uma pessoa está passando por uma grande situação de estresse e repentinamente começa a sentir fortes dores no estomago, ao consultar um médico e realizar exames clínicos, ela descobre que desenvolveu uma terrível gastrite nervosa. Essa doença clínica de fundo emocional é tratada pelos Psicólogos como uma doença Psicossomática.


Se você for sincero consigo mesmo, talvez perceba que muitas circunstâncias em sua vida já lhe causaram doenças Psicossomáticas. Pode ter sido uma dor de cabeça, uma dor no estomago, um intestino solto ou preso, uma dor de garganta, entre outros. Mas afinal, qual é origem das doenças Psicossomáticas?


Cada indivíduo pode apresentar características próprias de fundo emocional, gerando doenças físicas. Pode ser estresse, depressão, ansiedade, medo, solidão raiva e por aí vai. Porém devemos pensar que quando nosso corpo somatiza, ele está nos avisando que algo não está bem internamente. Pode ser que você esteja sentindo-se preocupado com algo; com problemas no seu relacionamento afetivo ou estressado com questões profissionais. O importante é descobrir qual sintoma psíquico anda interferindo na sua saúde física e cuidar para que isso deixe de incomoda-lo.


A somatização é apenas um dos motivos que você tem para cuidar da sua saúde emocional. Freud em sua teoria posteriormente ampliada por Lacan compactua da técnica de que os males emocionais podem ser curados à medida que uma pessoa se expressa por meio da fala, e esse tem sido um dos recursos usados pelos psicanalistas para lidar com a somatização que atinge os pacientes.


Lembre-se que assim como sua saúde física pode afetar sua saúde emocional, problemas psicológicos podem interferir no seu organismo, por isso não seja negligente ao cuidar de si, ame-se em primeiro lugar.


Psicóloga Bárbara Rezende

CRP 06/130188

www.psicólogabarbararezende.com.br






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square